Uso de clorexidina 2% gel e escovação mecânica na higiene bucal de pacientes sob ventilação mecânica: efeitos na pneumonia associada a ventilador
04/02/2013 14:09
- A pneumonia adquirida no hospital (PAH) e a associada a ventilador (PAV) são as infecções nosocomiais que mais comumente acometem pacientes internados em unidade de terapia intensiva (UTI).
- O risco de ocorrência é de 1a 3% para cada dia de permanência em ventilação mecânica. A incidência pode variar de 7 a 40%, dependendo de fatores como população estudada, tipo de UTI e critérios diagnósticos.
- As infecções respiratórias geram um elevado impacto financeiro na economia hospitalar, resultante da internação prolongada e da necessidade de antimicrobianos de largo espectro, bem como de exames complementares.
- O mecanismo principal para a entrada de patógenos no trato respiratório inferior de pacientes gravemente enfermos é a aspiração de conteúdos da orofaringeou de secreções que se acumulam acima do balonete do tubo orotraqueal, colonizados por micro-organismos orais, presentes no biofilme dental, na doença periodontal e nas lesões cariosas.
www.amib.com.br/rbti/download/artigo_2013121161427.PDF