Estudo avalia Prasugrel em pacientes com dupla antiagregação plaquetária associada anticoagulação.

30/05/2013 06:49

Revisado por Rodrigo Esper, em 28 de maio de 2013.

 

Título do artigo original: Triple Therapy With Aspirin, Prasugrel, and Vitamin K Antagonists in Patients With Drug-Eluting Stent Implantation and an Indication for Oral Anticoagulation

Referência: J Am Coll Cardiol. 2013;61(20):2060-2066. doi:10.1016/j.jacc.2013.02.036

Autor do artigo original: Nikolaus Sarafoff, Amadea Martischnig, Jill Wealer, Katharina Mayer; Julinda Mehilli, Dirk Sibbing, Adnan Kastrati

 

Introdução: Aproximadamente 10% dos pacientes que foram submetidos a angioplastia coronária possuem alguma indicação de anticoagulação associada a dupla antiagregação plaquetária. O antiagregante recomendado até o presente momento para estes casos é o clopidogrel. Este artigo teve como objetivo avaliar se o prasugrel pode ser uma alternativa ao clopidogrel em pacientes com terapia tripla.

Métodos: Foram incluídos 377 pacientes consecutivos submetidos a angioplastia com stent farmacológico e necessidade clínica de anticoagulação. Estes pacientes foram anticoagulados por 6 meses em vigência de terapia tripla, sendo utilizado Clopidogrel ou prasugrel para a dupla antiagregação associado a aspirina. O end point primário foi sangramento de acordo com critério TIMI (major ou minor) aos 6 meses.

Resultados: um total de 21(5,6%) pacientes receberam prasugrel . Estes pacientes apresentavam em sua maioria alta reatividade plaquetária associada ao clopidogrel. Foi observado uma maior taxa de sangramento de acordo com os critérios TIMI (major e minor) nos pacientes do grupo prasugrel quando comparados ao clopidogrel (28% vs 6,7%, Risco relativo ajustado de 3,4 ; p=0,03).

Conclusão: Este estudo sugere que o prasugrel está associado a maior taxa de sangramento do que o clopidogrel em pacientes com dupla antiagregação associada a anticoagulação.

Comentários: Diversos trabalhos já documentaram que a dupla antiagregação associada a anticoagulação aumenta de forma significativa o risco de sangramento nos pacientes e não deve ser realizado de forma rotineira. Devemos também lembrar que pacientes com indicação de anticoagulação e necessidade de angioplastia, o stent farmacológico não deve ser recomendado. Quando necessária a anticoagulação em pacientes antiagregados de forma dupla, deve-se manter níveis alvos mais baixos de RNI. Este trabalho mostra que o prasugrel provavelmente não deve ser utilizado associado a tripla terapia, porém, trata-se de trabalho com população muito pequena. Dificilmete serão realizados trabalhos específicos para terapia tripla pois ela não é recomendada de rotina.

 

OBS: Esse artigo foi copiado do site SBHCI ( Artigos Comentados ).

URL: sbhci.org.br


<===============. MAGRIM .=============><========.ENFERMEIRO.==========>