CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PIC
Aproximadamente 30 a 50% das mortes decorrentes do trauma são devidas ao trauma craniencefálico e quando se considera as mortes resultantes de acidentes automobilísticos mais de 60% delas são devidos ao trauma craniencefálicos.
A calota craniana rígida contém tecido cerebral (1.400g),sangue (75ml) e líquido cefalorraquidiano (LCR;75ml).O volume e a pressão desses três componentes estão,em geral,em um estado de equilíbrio.
Pressão Intracraniana
A pressão intracraniana pode ser definida como a resultante entre o volume do LCR, volume sangüíneo intracerebral e o volume cerebral. Desta forma podemos observar que a pressão intracraniana (PIC) se mantém constante graças a inter-relação entre o volume do líquido céfal-raquidiano (VLCR ), volume sangüíneo cerebral (VSC) e o volume cerebral (VC).
- FSC diminuído ( A PIC aumentada pode reduzir significativamente o fluxo sanguíneo cerebral (FSC),resultando em isquêmia.A equipe de enfermagem deve ficar atenta as oscilações da PIC é comunicar o Intensivista imediatamente.
- Em pacientes acordados o sinal mais precose da alteração da PIC é alteração no nível de consciência.
- Mantendo perfusão cerebral ( débito cardíaco é mantido para gerar a perfusão adequada para cerebro.A eficácia do débito cardíaco é refletida na PPC que é mantida acima 70mmhg).
Débito Cardíaco: É o volume de sangue bombeado por um ventrículo pro unidade de tempo. É determinado pela relação entre a Frequência Cardíaca (FC) e o Volume Sistólico (VS) DC = FC x VS. ( Unidade usualmente utilizada é litros por minuto).A equipe de enfermagem deve ficar atenta FC é comunicar intensivista alterações.
- Hipertermia - O controle da temperatura está voltado para impedir uma elevação da temperatura,porque febre aumenta metabolismo cerebral e a velocidade com que se forma o edema cerebral.O aumento do edema mais tremor do aumento da temperatura corporal aumentam a PIC.
- Dor (equipe de enfermagem deve sempre ficar atenta se esse paciente não está com dor,pois dor leva ao aumento da PIC).
- Manter decúbito a 30 graus(O decúbito baixo favorece o aumento da PIC por promover estase venosa).
- PROMOVER ALINHAMENTO TRONCO-CEFÁLICO , mantendo cabeça centralizada (A queda da cabeça para a lateral causa uma diminuição do retorno venoso , podendo causar alterações indesejáveis na pressão intracraniana ( PIC ).
- Aspiração endotraqueal interfere no valor da PIC, mas não é considerada contra indicada, sendo apenas realizada de forma cautelosa e num curto período de tempo.obs: Os níveis elevados de PaCO2 e níveis baixos de PaO2 claramente contribuem para a vasodilatação cerebral e, portanto ao aumento da PIC, a duração da aspiração endotraqueal deveria ser limitada, não passando dos 10 segundos.
- Apesar de frequentemente ser realizada, a aspiração endotraqueal está associada a várias complicações como,arritmias cardíacas, aumento da pressão intracraniana, atelectasia, instabilidade hemodinâmica e quedas na saturação arterial de oxigênio em pacientes que requerem pressão final expiratória positiva (PEEP) e fração inspirada de oxigênio (FiO²) elevados, além de pneumonia nosocomial. O sistema fechado de aspiração traqueal TRACH-CARE é preferêncial em pacientes com PIC.
Recomendação bilbiografica: ELIAS KNOBEL - TERAPIA INTENSIVA – NEUROLOGIA
Cuidados Intensivos Editora Guanabara/Nancy H.
Cuidados Intensivos /Maria Tereza Soy Andrade